segunda-feira, 28 de maio de 2007

Nota do Movimento de Ocupação aos Professores da Ufal

O Movimento de Ocupação da Reitoria, formado pela Frente Contra a Reforma Universitária e Movimentos Sociais, e tendo o apoio e participação de vários Centros e Diretórios Acadêmicos da Ufal e Sindicatos, vem manifestar através desta sua oposição as moções de repúdio recebidas pelo Instituto de Física e pela Diretora do CTEC, Prof.ª Aline da Silva Ramos Barboza.

Tais moções, que buscam criminalizar o Movimento de Ocupação ao nos tratar como “invasores”, parecem ter um interesse maior em defender a imagem pessoal da reitora Ana Dayse, mesmo que a reitora implemente uma política privatista em sua gestão, do quê lutar por uma universidade pública e aberta aos Movimentos Sociais.

Um fato que nos causa estranheza é que nem os professores do Instituto de Física e nem a Diretora do CTEC procuraram o Movimento de Ocupação para conhecer nossas reivindicações e julgar se as mesmas são justas ou não, assim como não vieram ao gabinete reitoral para ver como estão as dependências do mesmo e formar sua própria opinião sobre o suposto “vandalismo” que a assessoria de comunicação da Ufal e parte da imprensa veicularam de maneira inverídica.

Julgamos que dentre os critérios necessários para que estes professores formassem uma opinião real sobre a ocupação do gabinete que estamos realizando desde a última quinta-feira (24/05) estariam esses dois pontos. Recebemos desde o início do nosso ato a visita de vários docentes e técnicos, que vieram buscar um maior entendimento sobre nossas reivindicações. Alguns nos forneceram além do apoio político um apoio estrutural, como a doação de alimentos para os ocupantes do gabinete. Até aulas foram realizadas pelos professores nas dependências da ocupação, garantindo que outros discentes viessem até a reitoria para dialogar com o Movimento.

Diante disso só nos resta uma forma de analisar essas moções: que a reitoria, não de maneira desinteressada, está entrando em contato com os setores mais conservadores da Ufal, os quais encaminham suas políticas nefastas através da farsa democrática que se tornou o CONSUNI, para jogar no descrédito nosso Movimento. E assim como a reitoria, age a diretoria do DCE/UFAL, que tentou sem sucesso dividir nossa unidade no último Conselho de Entidades de Base (CEB), realizado sexta-feira (25/05) no gabinete reitoral.

A resposta que damos tanto a reitora Ana Dayse quanto a direção do DCE/UFAL é que a cada dia nosso Movimento se amplia e se fortalece. Que temos ganhado a adesão de Sindicatos e Movimentos Sociais, que temos recebido o apoio de professores, técnicos e estudantes e que não seremos derrotados por esse tipo de prática de cooptação.

E a resposta que damos aos professores, técnicos-administrativos e estudantes da Ufal é que todos estão desde já convidados a vir conhecer a ocupação, dialogar conosco acerca de nossas reivindicações e, principalmente, a se unir ao nosso Movimento de Ocupação em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Um comentário:

Larissa Lima disse...

Sentia até ontem a falta de um veículo direto de comunicação vindo da comissão de comunicação do movimento de ocupação da reitoria da Ufal.

Espaço aberto para veicular as informações sobre as negociações entre os ocupantes e a reitoria.

Atenciosamente Larissa Lima