segunda-feira, 28 de maio de 2007

Nota de Repúdio à Ascom-Ufal

A Frente Estadual de Luta Contra a Reforma Universitária - formada por diversas entidades estudantis -, o Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), vêm a público manifestar seu repúdio à Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
A assessoria de comunicação da universidade, que é mero instrumento político da reitora Ana Dayse e não um veículo de informações de interesses da comunidade acadêmica, veiculou uma matéria inverídica e sensacionalista intitulada “Estudantes usam sem teto para ocupar reitoria”.

A referida matéria fazia menção à atos de vandalismo e tentava jogar no descrédito a legitimidade do movimento de ocupação do gabinete reitoral. Frases como “os manifestantes quebraram portas e janelas do gabinete, agrediram o fotógrafo (...) e foram grosseiros com funcionários” não representam a realidade do ato político e denotam a total incapacidade da assessoria de comunicação em descrever notícias de forma fidedigna.

Sabemos que isso não acontece por deficiência técnica ou interpretações subjetivas dos assessores da ASCOM, mas sim como atitude política da reitora Ana Dayse que sempre tentou criminalizar tal movimento. Lamentamos imensamente que profissionais formados tenham tão pouco interesse pela ética jornalística e tanta “paixão” na defesa desmedida dos interesses da sua assessorada.

Ressaltamos que todos os movimentos envolvidos nesse ato de ocupação possuem uma pauta unificada, sendo assim ninguém possui caráter utilitário como quis dizer a ASCOM.

Nenhum comentário: