Recife, 26 de maio de 2007
Nós, abaixo, que fazemos parte de vários movimentos do Estado de Pernambuco, queremos reafirmar nosso apoio à ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) por parte dos estudantes e trabalhadores.
As Universidades públicas brasileiras estão em processo de desmonte. O Governo Lula impõe um modelo de Reforma Universitária que atende aos interesses do capital. Reitorias das universidades de todo o país, por sua vez, cumprem o papel de braço direito do Governo.
Entendemos a ocupação da Reitoria da UFAL como uma resposta legítima a toda essa ofensiva neoliberal e privatista presente na educação do país. O que há de errado? Os estudantes e trabalhadores estão na luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
Em Pernambuco, sentimos diariamente os impactos do descaso dado à educação. As universidades perdem em qualidade e estrutura e estão cada vez mais ligadas a uma lógica de mercado, com cursos pagos, sem assistência estudantil adequada, que garanta a presença dos estudantes nas universidades (biblioteca, laboratório, restaurante Universitário, casa do estudante). Além disso, estão cada vez mais excludentes.
Temos os camaradas do movimento estudantil combativo e desburocratizado da UFAL como uma referência de contra-hegemonia do capital na região Nordeste, assim como alguns professores desta instituição, e trabalhadores, que compõem este pólo de resistência.
Portanto, todo apoio à ocupação da reitoria da UFAL. Essa iniciativa nos anima em meio a tanta burocracia e apatia no movimento nacional. Entendemos o ato como reflexo de um processo de reorganização das lutas. E mais uma vez, o motor da transformação ultrapassa as limitações das entidades governistas.
Assinam este documento:
DA. de Ciências Sociais - UFPE
DA. de Pedagogia "Movimento Viramundo" - UFPE
DA. de Filosofia - UFPE
DA. de Geografia - UFPE
Movimento a Ferro e Flor - UFPE
Movimento Ruptura - UFPE
CA. de Jornalismo - Unicap
Movimento Reviravolta - Unicap
Conlute Pernambuco
Conlutas Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário